top of page

Prata: Um metal precioso

  • Rafaela Design
  • 16 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

De cor e características próprias, um brilho inconfundível e excelente qualidade fazem da prata um dos metais nobres mais utilizados na fabricação de joias e acessórios no mundo. Quem é que não possui pelo menos uma peça em prata no porta-joias? Sem contar na sua versatilidade, combina com todas as cores e para ambos os sexos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse metal?

A prata, juntamente com o ouro, é um metal precioso utilizado desde a antiguidade. É encontrada principalmente na América do Sul, Estados Unidos e Rússia. No entanto, o maior produtor de prata é o México que explora o metal desde 1500 d.C. Na natureza, apresenta-se no estado sólido em pepita ou grãos e é chamada de prata Bruta ou prata 1000.

PRATA DE LEI

Não se usa a prata pura na fabricação de joias,a não ser em casos especiais, como filigrana, seu estado puro é muito mole e frágil, por isso é necessário fazer uma liga adicionando outros metais, como o cobre por exemplo, para que seja possível trabalhar. Se a prata é classificada como Prata 950 significa que contém apenas 5% de liga de cobre e 95 % de prata pura. A Prata 925 é aquela que contém apenas 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura. A prata 950 e a prata 925 são consideradas prata de lei. O termo Prata de Lei foi estabelecido no século XIII, pelo rei de Portugal, Dom Afonso II,ao decretar uma lei, que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a estas. Até hoje como padrão internacional na fabricação de joias.

Ligas de Prata

Prata 925 – Isto significa que existem 925 partes de prata em 1000 partes de metal ou, em outras palavras, 92,5% do metal é prata pura e o restante é liga (cobre e prata). A prata 925 é referida como prata de lei e é o formato mais comum para utilização em joias em prata, desde que as proporções sejam rigorosas.

Prata 950 – referida como a prata britânica, isso significa que é de 95% de prata pura, o restante é de liga.

Prata 999 ou 1000 – é a prata no seu estado mais puro, significa 99,9% do metal utilizado é prata. É uma marca relativamente nova e raramente visto no uso de joias.

Prata de 800 – é composta de 80% de prata pura e, muitas vezes referida como a prata mexicana. A principal desvantagem é que a peça manchará mais rapidamente do que na prata 925.Além disso,a prata é ligeiramente amarelada e não possui brilho.

No próximo post falaremos sobre o motivo pelo qual a prata pode escurecer.

Fonte: "www.heartjoia.com " e "ouroemoda.wordpress.com"


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page